MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

ESTUDOS
CRÍTICOS

Em diferentes dias da semana, de modo presencial ou on-line, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos Críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 8 horas, ou quatro aulas de duas horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Sallisa Rosa, Sem título, da série Resistência, 2017-19, acervo MASP

Interpretações de Brasil em trânsito: arte e conhecimento trans reconfigurando o pensamento social

com Lux Ferreira Lima
6.6 – 4.7.2024 | ONLINE
19H – 21H

De que modo produções intelectuais e artísticas trans podem apresentar contra-narrativas a interpretações acerca da realidade social brasileira? Como arte e crítica social situadas, implicadas, podem se mesclar de modo a reagir a uma história e a um cenário de precarização de existência, de políticas de inimizade e de empreitadas de morte social e extermínio? O curso buscará enfrentar tais perguntas gerais a partir de obras de ativistas, artistas e intelectuais trans que nos últimos anos têm se dedicado a nomear enquadramentos da realidade social, propor estratégias de intervenção e resistência, e instituir outros horizontes imaginativos. 

 

Beatriz Milhazes, Avenida Paulista, 2020, acervo MASP

Música na Ditadura: loucura, transgressão e repressão

com Bento Araujo
5.6 – 10.7.2024 | online
19H – 21H

O curso propõe uma viagem de descoberta por um universo ainda pouco explorado da música brasileira, analisando as origens de diversos subgêneros musicais que aconteciam longe dos holofotes e obras fonográficas fundamentais que são cultuadas no exterior, mas que continuam negligenciadas no Brasil. A partir daí iremos mergulhar nas trajetórias de artistas e bandas que expandiram a mente em nome da arte, no contexto da ditadura militar (1964-1985) no país. O curso tem como objetivo apresentar essas diversas facetas sonoras do Brasil e discutir os paradoxos entre a música livre, audaciosa e transgressora produzida sob a mira do preconceito.

Eustáquio Neves, Sem título, da série Memória Black Maria, 1995, acervo MASP

Fotografia na África e Diáspora – Máscaras e Identidades

com Mônica Cardim
4.6 – 9.7.2024 | ONLINE
17H – 19H30

O curso propõe uma reflexão acerca das marcas estéticas e éticas africanas na fotografia realizada na África e na Diáspora desde o século 19 até a contemporaneidade. Trata-se de analisar a história da fotografia negra considerando-a um diálogo entre as pessoas retratadas e as retratistas, ou segundo Peter Magubane, “uma ponte entre máscaras e identidades”. Parte-se da compreensão de que a fotografia é um instrumento de poder e o estúdio fotográfico é local de produção de conhecimento para discutir os usos feitos pelo ativista Frederick Douglass, o pai de santo Juca Rosa, a retratista Mama Casset, o fotojornalista Peter Magubane, o artista visual Eustáquio Neves, entre outros agentes históricos.

 

Jean-Honoré Fragonard, Retrato de Elisabeth-Sophie-Constance de Lowendahl, condessa de Turpin de Crissé, 1958, acervo MASP

Retratos de um museu: representação e representatividade

com Carlos Eduardo Riccioppo
5.6 – 10.7.2024 | ONLINE
19H – 21H

Quem são aquelas pessoas, mulheres, homens, crianças? Por que algumas de repente nos encaram tão diretamente, e outras, absortas, parecem desviar tão resolutamente o olhar de nosso escrutínio? De surgimento recente relativamente à história mais tradicional da arte, o gênero “retrato” se oferece como ocasião privilegiada para se observar de que maneira a arte vai abrindo lugar para a indagação da subjetividade, primeiro, na exaltação de indivíduos célebres, mas, a seguir, às portas da modernidade, em um profundo questionamento acerca de quem se representa em uma pintura e do porquê tais representações se exibem, e não outras. Um passeio pelos retratos de um museu é sempre uma ocasião pública de interrogação dos problemas da representatividade em arte.

 

Sonia Gomes. Gustavo Silvestre, Vestido 4, 2020, Doação dos artistas, coleção MASP Renner, 2020.

Roupa de artista: diálogos entre moda e arte

com Brunno Almeida Maia
9 – 25.5 | ONLINE
19H – 21H30

Por ocasião da exposição Arte na moda: MASP Renner, o curso tem como objetivo geral expor e comentar o conceito moderno de moda relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo. A partir de vasta bibliografia filosófica, sociológica, historiográfica e iconográfica, trata-se de analisar as relações entre a moda, a arte e o design presentes nos trabalhos de movimentos e artistas que pertenceram às vanguardas modernistas do século 20. 
No último encontro, será realizada uma visita guiada pela exposição Arte na moda: MASP Renner, conduzida pelo docente. 

 

Dora Longo Bahia, Campo e contracampo (Presidente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e 11 de junho de 2013), 2017.

Museus e dever de memória: como confrontar histórias difíceis?

com David Ribeiro
2 – 30.5.2024 | ONLINE
19H – 21H

Que papel os museus podem desempenhar no esforço coletivo de não deixar cair no esquecimento histórias difíceis? Mais do que isso, o que os museus devem fazer para abordar essas histórias e confrontar as permanências que tornam esse passado uma presença constante especialmente no cotidiano de grupos sociais minorizados, como as populações negras e indígenas, as mulheres e as pessoas LGBTQIA+? Esse curso busca abordar algumas experiências museais locais ou de fora do Brasil para responder a essas questões, enfatizando práticas curatoriais, artísticas, educacionais e científicas em conjunto.

 

Djanira da Motta e Silva, Vendedora de flores, 1947, acervo MASP, doação Orandi Momesso, 2015.

Viver nas ruínas do neoliberalismo: desafios e possibilidades

com Jainara Oliveira
8.5 – 26.6.2024 | ONLINE
19H – 21H30

Este curso parte da seguinte pergunta: pode-se viver bem em um mundo em ruínas? Ao fazermos essa questão, deparamo-nos com uma paisagem complexa e perturbadora: trata-se de um mundo em que as condições diferenciais de precarização da vida arruinam modos de relações e colocam-nos diante do desafio de nos abrirmos para a possibilidade de vivermos o presente espesso sem, contudo, sucumbirmos ao desespero e à indiferença. Mas o que resta deste mundo, afinal? Ao vasculharmos essas ruínas, veremos como a forma de vida neoliberal tem produzido uma maneira específica de experienciarmos a felicidade e o sofrimento. São essas as questões que movem as aulas desse curso. 

 

Laboratório de Observação

com Juliana Ferrari Guide
23.5 – 20.6.2024 | ONLINE
19H – 21H

Há muitas e diversas maneiras de se experimentar ou acessar uma obra de arte. Longe de querer esgotar o tema, o Laboratório de Observação propõe aos interessados quatro encontros em que, partindo do acervo do MASP, direcionaremos nossa atenção para aspectos formais da pintura e da escultura, e também para as escolhas que resultaram na maneira em que são apresentadas em diferentes instituições e períodos. O percurso será finalizado com uma imersão no Acervo em Transformação do MASP. 

A memória é de quem? Os ofícios de um acervo comunitário LGBT+ brasileiro

com Acervo Bajubá
25.4 – 6.6.2024 | ONLINE
19H – 21H

É possível pensar uma memória LGBT+ brasileira? Quais experiências são reivindicadas quando articulamos essa noção? O que fica silenciado nos esforços de registro e de produção de imagens e relatos? Este curso busca responder tais perguntas analisando os processos sociais de produção de memórias sobre as comunidades LGBT+ brasileiras, e questionando quais discursos e representações sobre o passado circulam na contemporaneidade, assim como quais vidas continuam silenciadas e apagadas nas tentativas de se produzir uma história LGBT+. Para tanto, o curso partirá da coleção de itens, das práticas comunitárias e dos projetos de pesquisa desenvolvidos por pessoas artistas, educadoras e pesquisadoras do Acervo Bajubá.

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

Detalhes de Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502, acervo MASP, e Botticelli, Virgem com o Menino e São João Batista criança, 1490-1500, acervo MASP

Histórias da arte | Renascimento – de Giotto a Tintoretto

com Juliana Ferrari Guide
4.3 – 24.6.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão geral do Renascimento italiano e será dividido em dois ciclos. No primeiro, serão percorridos nove temas fundamentais para compreender o período do Renascimento, sempre a partir da análise de obras de arte do período. No segundo ciclo, nos dedicaremos a estudar mais detidamente algumas das mais importantes e canônicas obras do período, como a decoração da Capela dos Scrovegni, da Capela Sistina e das salas de Rafael no Vaticano, pinturas selecionadas de Leonardo da Vinci, Botticelli e Tiziano e  esculturas de Donatello, Verrochio e Michelangelo. 

Vincent van Gogh, O escolar (O filho do carteiro - Gamin au Képi), 1888, acervo MASP

Histórias da arte – da tradição à arte moderna

com Felipe Martinez
12.3 – 25.6.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até os anos que antecedem a Primeira Guerra Mundial com Pablo Picasso e Henri Matisse. O objetivo principal do curso é entender como a arte da tradição europeia se modifica ao longo do século 19 dando origem ao que se conhece de modo amplo como arte moderna. Além dos artistas já mencionados, ao longo do curso serão vistos nomes como Ingres, Delacroix, Monet, Van Gogh e Lautrec. As obras do acervo do MASP serão o fio condutor do curso.

Frans Post, Paisagem com tamanduá, c. 1660, acervo MASP

Histórias da arte – Arte no Brasil

com Kleber Amancio
6.3 – 26.6.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso propõe uma visão única da História da arte brasileira, questionando as narrativas canônicas que influenciaram a percepção de obras e artistas ao longo do tempo, com foco no impacto na política nacional. Além disso, busca criar novas narrativas, valorizando a diversidade e dando voz a elementos silenciados. Isso ocorre em resposta à dinâmica atual, onde práticas artísticas de agentes historicamente marginalizados contribuem para uma crítica fundamentada. Assim, a compreensão da arte nacional é redirecionada para um possível novo humanismo, repensando termos tradicionais e acolhendo perspectivas diversas para uma visão mais inclusiva da história artística brasileira.

Mauro Restiffe, Cavaletes, 2015, acervo MASP

Histórias da arte a partir das Histórias das Exposições e Curadorias

com Mirtes Marins de Oliveira
7.3 – 4.7.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso propõe uma alternativa complementar às narrativas sobre as produções artísticas modernas e contemporâneas a partir de eixo que privilegia o enfoque sobre as práticas expositivas e curatoriais nas sociedades ocidentais. Como conteúdo, abordará as possíveis origens do colecionismo, a organização dos museus de arte, história e ciências naturais a partir dos gabinetes de curiosidades em suas relações com o projeto da modernidade e da industrialização. Também serão apresentadas e debatidas diferentes formas expositivas do século 20 a partir das práticas de artistas, da observação do papel das mostras como lugares de poder, da alteração e surgimento de novos agentes atuando no circuito artístico e os seus desdobramentos, que incorporam a crítica às perspectivas hegemônicas e a consideração de contra narrativas. Por fim, serão analisados os usos atuais das tecnologias em exposições e apresentadas as perspectivas de revisão das narrativas históricas e de críticas sobre exposições e o papel dos museus na atualidade. 

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa integral, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.

Todos os inscritos que não forem contemplados com a bolsa integral terão direito a um desconto de 50% no valor do curso escolhido. Os benefícios serão concedidos às pessoas que comprovarem, mediante a apresentação de holerite atualizado, o vínculo docente na rede pública.