O MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.
Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.
O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.
Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos presenciais e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br
As aulas exploram temas amplos e diversificados da das artes, desde análises detalhadas sobre artistas de destaque do acervo do MASP até discussões de campos culturais diversos.
A partir de obras significativas de livros e fotolivros de artistas que integram o acervo do MASP, além de outros exemplares que se destacam como referências em experimentação criativa, os encontros exploram as diversas maneiras pelas quais o (foto)livro se configura como um artefato artístico. A proposta é compreender seu potencial enquanto linguagem autônoma, que vai além da função tradicionalmente atribuída ao livro como mero mediador da narrativa literária e da transparência esperada nesse contexto.
Estratégias pedagógicas em artes aplicadas ao contexto escolar. O curso propõe reflexões sobre "O que é Arte?", "Como a Arte surge através dos tempos?" e "O que é Arte Contemporânea?", apresentando as obras do acervo do MASP como um recurso educativo.
Por ocasião da exposição que oferecerá ao público a oportunidade de ver as treze obras de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) que fazem parte do acervo do MASP, o curso pretende proporcionar aos interessados um mergulho no universo desse artista tão amado pelos frequentadores do museu. Após duas aulas expositivas que darão conta de eixos fundamentais da produção e da trajetória do artista, teremos uma aula voltada para a compreensão prática de sua relação com a técnica e os materiais. Concluiremos com uma visita exclusiva à exposição, para observar as obras e sedimentar a compreensão dos principais elementos estudados ao longo do curso.
O curso irá apresentar uma visão abrangente da presença das formas geométricas no campo das visualidades modernas e contemporâneas, abordando como artistas de origens diversas se apropriaram da geometria como uma linguagem coletiva, ancorada em diferentes tradições culturais, no Brasil e no exterior. Sem se ater propriamente em movimentos históricos específicos, pretende colocar em diálogo obras que partiram da linguagem geométrica como o “marco zero” da representação para expandir os sentidos da visualidade e da arte até hoje.
O curso apresenta e analisa parte da produção artística e expositiva a partir das vanguardas do início do século 20 até os dias atuais, articulando as práticas em diferentes continentes e estimulando a revisitação desses tópicos a partir de questões de hoje. De uma perspectiva da História Social, explora as invenções e cruzamento de novas linguagens propostas por artistas, arquitetos e designers, apontando eixos que caracterizam os modernismos, seus desdobramentos e as proposições contemporâneas em diálogo com essas tradições e com seu próprio contexto, a partir, principalmente da ação do MASP como museu contemporâneo. O objetivo é que cada encontro possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos atuais.
Este curso presencial no MASP oferece uma imersão na exposição Histórias LGBTQIA+. Ao longo de quatro encontros, os inscritos explorarão as narrativas e os imaginários das dissidências sexuais e de gênero, a partir dos oito núcleos presentes na mostra. Serão analisadas obras do acervo do MASP, registros artísticos e arquivos documentais, que destacam momentos históricos e enfrentamentos contemporâneos. Combinando perspectivas interseccionais e abordagens críticas, o curso investiga como essas produções artísticas e documentais ampliam a visibilidade LGBTQIA+, questionam convenções e fortalecem memórias coletivas. Essa abordagem revela como essas histórias contribuem para a reimaginação da história e da sociedade, afirmando a importância da presença LGBTQIA+ em seus próprios termos.
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Em diálogo com a exposição Isaac Julien: um maravilhoso emaranhado, o curso pretende fornecer um panorama histórico e reflexivo sobre a obra do artista, onde a noção de emaranhado (de Lina Bo Bardi) se transforma em encruzilhadas (tal como proposto por Leda Maria Martins) para o pensamento das questões que atravessam as imagens produzidas ao longo de sua carreira.
Múltiplas perspectivas sobre os diferentes momentos da história do MASP, contemplando pontos de vista a partir da arquitetura, da preservação e da curadoria. Com Fábio Magalhães, Eugênia Gorini, Marcelo Ferraz, Martins Corullon, e Miriam Eldwing.
Este curso é o primeiro de uma trilha de 6 cursos independentes um do outro, que tratam a curadoria e produção de exposições. Por meio de apresentações e debates sobre exposições emblemáticas que redefiniram a concepção de exibição, inovando tanto no campo artístico quanto no design, o curso investiga as transformações da narrativa expositiva ao longo da história ocidental. O percurso abrange desde as práticas das Câmaras das Maravilhas e as experiências das exposições universais até as propostas das vanguardas europeias e os debates curatoriais e expositivos do pós-Segunda Guerra, chegando a ações mais recentes. Nesse processo, busca-se uma revisão histórica que destaque a pluralidade de perspectivas, promovendo uma análise crítica das abordagens expositivas hegemônicas à luz dos debates contemporâneos em arte e curadoria.
Explorar a relação entre história da arte brasileira e produção de arte têxtil contemporânea, utilizando do fotobordado e fotopintura como formas de expressão e narrativa visual. Através das fotografias históricas do Centro de Pesquisa do MASP, sobre cursos e atividades artístico-pedagógicas na fundação do museu, criaremos um livro coletivo com os trabalhos resultantes deste encontro.
Como pensar o museu e suas obras como ferramentas pedagógicas que possam potencializar repertórios e conteúdos dentro da sala de aula? Utilizando o acervo do MASP como ponto de partida, iremos pensar e estimular o desenvolvimento de estratégias e ações de ensino para além do campo das Artes. A oficina será dividida em três momentos: um breve debate sobre relações e experiências com Arte e Educação, uma exploração do acervo como recurso educacional e o desenvolvimento prático de fazer artístico que possa ser desenvolvido em sala de aula.
Esta aula inaugural e visita mediada à exposição de Renoir propõe uma experiência introdutória ao universo do artista, oferecendo insights sobre sua trajetória e técnicas. A atividade conduz o grupo por uma imersão inicial nas obras expostas, explorando suas características essenciais e abrindo caminho para uma apreciação mais profunda.
Esta visita mediada, conduzida pelo arquiteto Martin Corullon, oferece uma experiência única no novo edifício Pietro. Durante a atividade Corullon compartilhará sua visão e processo criativo na concepção do projeto arquitetônico do espaço, que dialoga com a modernidade e a história do MASP. Uma oportunidade de aprender sobre os detalhes do edifício, incluindo aspectos técnicos, estéticos e funcionais da construção, que foram pensados para integrar-se ao ambiente do museu e à cidade de São Paulo. A aula está vinculada ao curso Histórias do MASP que será ministrado em abril por Martin Corullon, Eugenia Gorini, Fábio Magalhães, Marcelo Ferraz e Miriam Elwing.
O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores oriundos da rede pública de educação básica. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 80% de presença.
A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa integral, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.
Todos os inscritos que não forem contemplados com a bolsa integral terão direito a um desconto de 50% no valor do curso escolhido. Os benefícios serão concedidos às pessoas que comprovarem, mediante a apresentação de holerite atualizado, o vínculo docente na rede pública.