As aulas exploram temas amplos e diversificados da das artes, desde análises detalhadas sobre artistas de destaque do acervo do MASP até discussões de campos culturais diversos.
A partir de obras significativas de livros e fotolivros de artistas que integram o acervo do MASP, além de outros exemplares que se destacam como referências em experimentação criativa, os encontros exploram as diversas maneiras pelas quais o (foto)livro se configura como um artefato artístico. A proposta é compreender seu potencial enquanto linguagem autônoma, que vai além da função tradicionalmente atribuída ao livro como mero mediador da narrativa literária e da transparência esperada nesse contexto.
Por ocasião da exposição que oferecerá ao público a oportunidade de ver as treze obras de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) que fazem parte do acervo do MASP, o curso pretende proporcionar aos interessados um mergulho no universo desse artista tão amado pelos frequentadores do museu. Após duas aulas expositivas que darão conta de eixos fundamentais da produção e da trajetória do artista, teremos uma aula voltada para a compreensão prática de sua relação com a técnica e os materiais. Concluiremos com uma visita exclusiva à exposição, para observar as obras e sedimentar a compreensão dos principais elementos estudados ao longo do curso.
O curso irá apresentar uma visão abrangente da presença das formas geométricas no campo das visualidades modernas e contemporâneas, abordando como artistas de origens diversas se apropriaram da geometria como uma linguagem coletiva, ancorada em diferentes tradições culturais, no Brasil e no exterior. Sem se ater propriamente em movimentos históricos específicos, pretende colocar em diálogo obras que partiram da linguagem geométrica como o “marco zero” da representação para expandir os sentidos da visualidade e da arte até hoje.
O curso apresenta e analisa parte da produção artística e expositiva a partir das vanguardas do início do século 20 até os dias atuais, articulando as práticas em diferentes continentes e estimulando a revisitação desses tópicos a partir de questões de hoje. De uma perspectiva da História Social, explora as invenções e cruzamento de novas linguagens propostas por artistas, arquitetos e designers, apontando eixos que caracterizam os modernismos, seus desdobramentos e as proposições contemporâneas em diálogo com essas tradições e com seu próprio contexto, a partir, principalmente da ação do MASP como museu contemporâneo. O objetivo é que cada encontro possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos atuais.
Múltiplas perspectivas sobre os diferentes momentos da história do MASP, contemplando pontos de vista a partir da arquitetura, da preservação e da curadoria. Com Fábio Magalhães, Eugênia Gorini, Marcelo Ferraz, Martins Corullon, e Miriam Eldwing.