PÚBLICO GERAL
5X R$ 80
AMIGO MASP
5X R$ 68
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Como as tecnologias transformam o design de exposições? Neste curso, os inscritos terão a oportunidade de explorar o impacto de recursos como instalações interativas, projeções mapeadas, dioramas e telas digitais em museus e espaços de entretenimento. A partir de casos atuais, serão abordadas exposições imersivas e soluções pontuais em grandes mostras, destacando como as tecnologias podem conectar o público contemporâneo às coleções museológicas de forma inovadora.
O curso também traça uma linha do tempo, desde o século 18 até hoje, mostrando como tecnologias expositivas foram moldadas em feiras mundiais, parques de diversão e science centers, além de destacar experiências artísticas desde os anos 1960. Tudo isso será discutido com uma abordagem crítica, conectando conceitos como efemeridade, espetacularização e cultura da memória.
Para enriquecer a experiência, os participantes analisarão projetos executivos de exposições que empregam tecnologias. Além disso, o curso inclui uma visita presencial ao MASP, onde serão observadas e discutidas as possibilidades de propostas tecnológicas presentes no espaço museal. Este é um curso essencial para quem deseja entender como design e tecnologia se encontram para criar experiências marcantes em exposições.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 | 10.2.2025
Museus e exposições de ciência, técnica e tecnologia e sua dimensão pedagógica
Aula 2 | 13.2.2025
Exposições e suas aproximações com as práticas lazer e o entretenimento
Aula 3 | 17.2.2025
Design de exposições e os dispositivos tecnológicos de exibição
Aula 4 | 20.2.2025 | PRESENCIAL
Visita ao “Acervo em transformação” e discussão sobre soluções tecnológicas
Daniel Grizante é doutor em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Tem como pesquisa central a linguagem da animação, suas tecnologias de produção e seus usos no design do espaço expositivo. Como designer, desenvolve desde 2008 instalações audiovisuais junto ao Estúdio Preto e Branco, fazendo parte dos processos de design de exposições de espaços culturais brasileiros, como o Museu do Ipiranga, Museu Judáico, Museu da Imigração, Memorial da Resistência, Museu Casa Portinari, Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, além das exposições como Claudia Andujar e os Yanomami, (2022, Senac), Beleza em Movimento (2019, Casa Fiat), Paul Klee - Equilíbrio Instável (2019, CCBB), Tesouros Paulistas (2017, Sesi/FIESP), Adornos do Brasil Indígena (2016, Sesc Pinheiros), O Triunfo da Cor (2016, CCBB), dentre outras. Duas de suas instalações audiovisuais foram premiadas pelo ICOM International Committee for Audiovisual, New Technologies and Social Media. Atualmente leciona no bacharelado em Design do Istituto Europeo di Design e nos cursos de graduação e pós-graduação do Senac Lapa Scipião.