PÚBLICO GERAL
5X R$ 40
AMIGO MASP
5X R$ 34
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Este curso convida os participantes a um mergulho nas coleções do acervo do MASP, explorando as histórias da arte em quatro encontros, conduzidos por especialistas. Partindo da fundação visionária do museu e suas práticas curatoriais inovadoras, como os célebres cavaletes de Lina Bo Bardi, o curso apresenta marcos do modernismo, com artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Van Gogh e Picasso. Além disso, desdobra o período do Renascimento Italiano, por meio das obras de Botticelli, Rafael e Tintoretto. Combinando teoria e análise visual, esta introdução é ideal para iniciantes que desejam compreender a história da arte, conectando obras e movimentos artísticos às narrativas contemporâneas do MASP.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 I 6.2.2025 - MASP: do projeto moderno ao museu contemporâneo
Nesta aula vamos abordar, de maneira panorâmica, a fundação do MASP como museu moderno, em 1947, que fundamentou sua atuação em um intenso programa educacional até os dias atuais, nos quais ocupa a centralidade do debate contemporâneo, questionando narrativas e propondo perspectivas críticas por meio de suas mostras. No encontro serão apresentados e debatidos os parâmetros pelos quais o museu formou sua coleção em algumas de suas fases; a proposição dos cavaletes de Lina Bo Bardi e suas referências; assim como serão revisitadas as inovações presentes ao longo da história do Museu, ao abrigar, expor e disseminar produções da cultura popular, do design, do cinema, da moda, do campo audiovisual, entre muitas outras linguagens.
Aula 2 I 13.02.2025 - Arte brasileira em movimento
Nessa aula, exploraremos um conjunto de obras produzidas por artistas negros e indígenas pertencentes ao acervo do MASP, com o objetivo de destacar a riqueza e a diversidade das narrativas presentes em suas produções. Por meio de um olhar atento, discutiremos a maneira como os artistas representaram suas identidades e histórias, desafiando estereótipos e reivindicando espaços na história da arte. Além disso, a aula abordará as conexões entre essas obras e questões contemporâneas relativas ao processo de provincialização da Europa como sujeito universal e de reestruturação da narrativa geral da História da Arte Ocidental.
Aula 3 I 20.02.2025 - Arte Moderna no Acervo do MASP
Neste encontro, será discutido como a arte moderna está presente no acervo do MASP. Um dos objetivos da aula é abordar o conceito de arte moderna, entender sua importância como movimento histórico e comparar suas características com o que se conhece hoje como arte contemporânea. De maneira pontual, serão estudados artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Paul Cézanne, Van Gogh e Pablo Picasso. O objetivo da aula é apresentar, de modo introdutório, como esses artistas podem ser agrupados em torno de características formais semelhantes e como a presença de suas obras na coleção ajuda a entender a própria história do MASP.
Aula 4 I 27.02.2025 - O Renascimento no acervo do MASP
Partindo das obras presentes no Acervo em Transformação, faremos um percurso com objetivo de entender alguns dos elementos que caracterizam o fenômeno do Renascimento em âmbito italiano. Trataremos do surgimento do retrato, da importância da observação da natureza, da invenção da perspectiva e da pintura a óleo e da relação com a Antiguidade Clássica a partir de obras de artistas como Rafael, Piero di Cosimo, Botticelli, Tintoretto, Tiziano, entre outros.
Mirtes Marins de Oliveira é doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (desde 2020). Coordena a Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. É curadora e participou como autora do livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015).
Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. É professor no CECULT vinculado à UFRB. Atualmente é Mark Claster Mamolen Fellow no Hutchins Center da Harvard University (2024- 2025). Sua principal área de pesquisa é o estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.
Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp com pós-doutorado pelo MAC USP e pela Universidade de Amsterdam. Atua como professor do MASP Escola há uma década e é professor da pós-graduação do curso Educação, Museologia e Cultura da PUC-SP. É autor de “O Escolar” de Vincent van Gogh (Edusp) e tradutor de Cartas a Theo (Editora 34).
Juliana Ferrari Guide é mestra em Estudos da Tradição Clássica, na linha de pesquisa em História da Arte pela Unicamp. Atualmente é professora de História da Arte no MASP Escola, ministrando cursos sobre o Renascimento e o Barroco italiano. Seus estudos se concentram em pintura italiana, iconografia de heroínas da Antiguidade e em artistas mulheres que atuaram na Itália nos séculos 16 e 17.