PÚBLICO GERAL
5X R$ 140
AMIGO MASP
5X R$ 119
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Este curso transdisciplinar explora as relações entre Inteligência Artificial (IA), arte, memória e ecologia, oferecendo uma reflexão crítica sobre o impacto dessas tecnologias em nossa cultura e sociedade. Em quatro encontros, os participantes mergulharão nos fundamentos da IA e sua presença nas práticas artísticas, debatendo questões éticas, estéticas e ambientais.
Serão abordadas obras e projetos de artistas como Mayara Ferrão, Refik Anadol e Bruno Moreschi, que utilizam a IA como ferramenta criativa para desafiar conceitos de autoria e colaboração entre humanos e máquinas. Também discutiremos como artistas e pesquisadores como Mimi Ọnụọha e Guilherme Bretas abordam a IA no contexto das políticas de memória e preservação de arquivos culturais, enfrentando apagamentos históricos e narrativas contra-hegemônicas.
Por fim, analisaremos os impactos ecológicos da IA através de trabalhos de criadores como Cesar Baio e Julian Brzozowski, que exploram as tensões entre tecnologia, natureza e cultura. Através de debates, análises de casos e atividades práticas, os participantes serão convidados a criar, refletir e colaborar na construção de novos imaginários sociotécnicos.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 | 04.02.2025 - Introdução à Inteligência Artificial – Tecnologias, História e Impactos Culturais
- O que é inteligência artificial? Breve histórico e conceitos-chave.
- A IA como tecnologia cultural: impacto na sociedade e na arte.
Discussão: Como a IA molda narrativas de poder e exclusão?
Atividade: Análise crítica de obras artísticas que usam IA (Exemplos: Beth Coleman, Mayara Ferrão, Refik Anadol).
Aula 2 | 11.02.2025 - Arte e IA – Criação, Autoria, Ética e Estéticas
- IA como dispositivo criativo e colaboradora artística: possibilidades e limites.
- Autoria e originalidade: quem “cria” na arte com IA?
- Casos de estudo: projetos artísticos que integram IA. (Exemplos: Bruno Moreschi, Fernando Velazquez, Elaine Pessoa)
Discussão: O papel da ética na criação artística com IA.
Atividade: Oficina prática de experimentação com ferramentas de IA generativa (ex.: DALL-E, RunwayML, AdobeFirefly).
Aula 3 | 18.02.2025 - IA, Políticas de Memória e Arquivos Digitais
- O uso da IA na organização, análise e preservação de arquivos culturais. Ex: Rijksmuseum, Acervos Digitais e Pesquisa, Harvard Museum AI Explorer
- Memória digital e colonialidade: IA, apagamentos e contra-narrativas. (Exemplos: Guilherme Bretas, Daniel Lima, Mimi Ọnụọha)
Discussão: Podemos criar arquivos digitais mais diversos?
Atividade: Debate em grupo sobre a curadoria algorítmica de acervos culturais.
Aula 4 | 25.02.2025 - Ecologias da IA – Impactos e Futuros Possíveis
- Os impactos ecológicos da IA: energia, extração de minerais e resíduos eletrônicos.
- O além-natureza das IAs nas artes. (Exemplos: Cesar Baio, Leandro Lima e Mari Nagem, Julian Brzozowski, Giselle Beiguelman e Guto Nóbrega)
Discussão: Que papel a IA pode desempenhar na crítica do binômio tradicional natureza-cultura?
Atividade: Encerramento com uma sessão colaborativa para criação colaborativa sobre IA, memória e ecologia.
--------
MATERIAL DE APOIO
Aula 1
Leituras sugeridas:
- Boris Groys. From Writing to Prompting: AI as Zeitgeist-Machine.
- Pasquinelli, Matteo. Machines that Morph Logic: Neural Networks and the Distorted Automation of Intelligence.
Aula 2
Leituras sugeridas:
- Santaella, Lucia. Neo-Humano: A Sétima Revolução Cognitiva do Sapiens.
- Joanna Zylinska. From Machine Vision to a Nontrivial Perception Machine.
Aula 3
Leituras sugeridas:
- Beiguelman, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. (cap. 4)
- Benjamin, Ruha. Race After Technology: Abolitionist Tools for the New Jim Code.
- Tarcízio. Silva. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais
Aula 4
Leituras Sugeridas:
- Crawford, Kate. Atlas of AI: Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence (cap. 1).
- Tsing, Anna. O Cogumelo no Fim do Mundo (como habitar as ruínas do capitalismo).
Giselle Beiguelman é artista e professora na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), reconhecida por sua atuação na interseção entre arte, tecnologia e memória. Autora de livros como Políticas da Imagem: Vigilância e Resistência na Dadosfera (Ubu, 2023) e Memória da Amnésia: Políticas do Esquecimento (Edições Sesc, 2019), tem obras em acervos do ZKM (Alemanha), Museu Judaico de Berlim, MAC-USP e Pinacoteca de São Paulo. Recentemente, investiga a construção do imaginário colonialista nas artes com projetos como Botannica Tirannica (2022) e Venenosas, Nocivas e Suspeitas (2024). Premiada nacional e internacionalmente, desde 2023 lidera o projeto multidisciplinar Acervos Digitais e Pesquisa, financiado pela Fapesp.